O que você quer saber? Nós descobriremos qualquer coisa que você queira.

Como calcular o IMC e descobrir seu peso ideal

O IMC (Índice de Massa Corpórea) é um número obtido por meio de um cálculo em que as variáveis são o peso e a altura. É por meio desse número que você descobre se está muito magro e quer engordar, ou está acima do peso e precisa emagrecer. Para isso, além do cálculo, é preciso consultar uma tabela que informa qual a situação para cada índice – de Obesidade nível III – considerada mórbida – a uma condição muito abaixo do peso. Aqui você irá encontrar todas essas informações, mas vamos começar pelo básico que é como calcular IMC:

como-calcular-IMC

Como calcular meu IMC?

A fórmula para calcular o IMC é bastante simples. Basta o seu peso em quilogramas pelo quadrado da sua altura (que é a mesma coisa que multiplicar sua altura por ela mesma – altura x altura). Fica assim: IMC = Peso ÷ Altura²

Exemplo de cálculo do IMC
Vamos tomar como exemplo o caso de uma pessoa que pese 70 quilos e tenha 1,80 metro de altura. Neste caso, devemos fazer a seguinte conta:

IMC = 70 ÷ 1,80²
IMC = 70 ÷ (1,80 x 1,80)
IMC = 70 ÷ 3,24
IMC = 21,60

OBS.: Para calcular a altura ao quadrado na calculadora do Windows, clique em exibir e selecione a opção “calculadora científica”. Desse modo, aparecerá o botão de cálculo representado por x², conforme mostra a imagem abaixo:
calcular-elevado-ao-quadrado

Tabela de IMC

Após calcular seu IMC, chegou a hora de descobrir qual a sua situação. Para isso, basta localizar o número obtido na tabela abaixo:

IMC | Situação
Abaixo de 17 – Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 – Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99 – Peso normal
Entre 25 e 29,99 – Acima do peso
Entre 30 e 34,99 – Obesidade I
Entre 35 e 39,99 – Obesidade II (severa)
Acima de 40 – Obesidade III (mórbida)

Voltando ao exemplo citado acima, da pessoa que pesa 70 quilos e mede 1,80, como o IMC calculado foi de 21,60, podemos dizer que se trata de alguém dentro do peso ideal.

O IMC deve ser levado à risca?

Você já deve imaginar que a resposta é não! Depois de aprender como calcular o IMC, o resultado obtido deve ser levado apenas como uma primeira referência. Se você quer ganhar ou perder peso, consulte antes um médico ou nutricionista.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *