O que você quer saber? Nós descobriremos qualquer coisa que você queira.

Como fazer arroz – a receita clássica e mais três

Assim como o café e o feijão, o arroz está no topo da lista dos alimentos mais consumidos no Brasil. Sendo assim, e considerando a gigantesca extensão territorial do país, é natural que haja inúmeras variações da receita. Aqui, vamos apresentar como fazer arroz de quatro maneiras: o jeito tradicional, o preparo com o grão integral, o modo infalível e o arroz de micro-ondas.

Como fazer arroz

Como fazer arroz – a receita tradicional

Se o que você deseja é aprender a fazer o arroz soltinho tradicional, esta é a receita! Nada de inventar, comece a cozinhar da forma já consagrada por diversas gerações. Vamos aos ingredientes:

Ingredientes para a receita de arroz tradicional

02 xícaras de arroz branco;
04 xícaras de água fervendo;
meia cebola picada;
02 dentes de alho amassados ou bem picados;
02 colheres de sopa de óleo de canola ou soja;
meia colher de sola de sal.

Modo de preparo do arroz tradicional

Quase todo mundo já tem uma noção das etapas do preparo do arroz branco tradicional. De qualquer forma, vamos aqui apresentá-las uma a uma para que não fique dúvidas. Assim, com alguma prática, você dominará de uma vez por todas a arte de preparar este que é, de longe, um dos alimentos mais consumidos no Brasil.

  1. Coloque as 04 xícaras de água para ferver (ou o dobro da quantidade de arroz). Imaginando que haverá evaporação no processo, acrescente um “chorinho” de meia xícara!
  2. Enquanto isso, pique – muito bem picado – a cebola e o alho separadamente.
  3. Pegue uma panela de tamanho suficiente – ela não pode ser nem muito grande, nem muito pequena – e coloque a cebola para refogar no óleo levemente preaquecido. Os óleos de canola e o de soja são os mais indicados pois, além de serem de origem vegetal, preservam sua estrutura quando aquecidos. Já o azeite, apesar de ser um excelente e saboroso óleo, é ideal para pratos frios, como saladas, por exemplo.
  4. Quando a cebola der uma secadinha, antes de dourar, acrescente o alho. Mexa mais um pouco e coloque o arroz.
  5. Para cozinhar o arroz, não é preciso lavá-lo previamente. Essa informação consta na maioria das embalagens do alimento. refogue-o por um ou dois minutos.
  6. Coloque a água fervente, acrescente o sal a gosto (se você não tem experiência, não arrisque e coloque meia colher de sopa do tempero), misture e abaixe o fogo.
  7. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo e com a panela tampada, mas mantenha uma pequena fresta para que a água possa evaporar. O processo costuma levar de 15 a 20 minutos.
  8. Quando o arroz estiver aparentemente seco, mas ainda com água no fundo da panela, desligue o fogo, coloque a tampa e deixe secar naturalmente por mais uns 15 minutos.

Pronto! Parabéns, você enfrentou o desafio e conseguiu preparar a receita do arroz tradicional! Agora é só servir e, se tudo tiver corrido bem, receber os elogios.

Como fazer arroz integral

Tem crescido a preferência de consumidores pelo arroz integral, principalmente por quem busca uma alimentação mais saudável, já que este tipo de grão é o recomendado pelos nutricionistas. Ele é integral porque passou por menos processos industriais que o arroz branco, preservando assim a quase totalidade de seus nutrientes.

Como fazer arroz integral

Ingredientes para a receita de arroz integral

02 xícaras de arroz integral;
06 xícaras de água fervendo;
meia cebola picada;
02 dentes de alho amassados ou bem picados;
meia colher de sola de sal.

Modo de preparo do arroz integral

Como estamos falando de uma receita de comida saudável, aconselha-se eliminar o óleo. Caso prefira mantê-lo, refogue a cebola, depois o alho, mas nunca refogue o arroz integral, pois esse procedimento o torna extremamente difícil de ser cozido! Dito isso, vamos às etapas de preparo do arroz integral sem óleo.

  1. Deixe o arroz de molho em água morna por 3 horas ou mais antes do cozimento.
  2. Coloque a água para ferver junto com o alho, a cebola e o sal. indica-se o triplo de água em relação à quantidade de arroz pois os grãos integrais demoram mais para cozinhar. Como esse tipo de arroz não empapa, você pode ir provando e acrescentando a água fervente aos poucos, até atingir o ponto ideal para o seu paladar.
  3. Quando estiver fervendo, acrescente o arroz e deixe cozinhar em fogo brando. A panela deverá estar tampada, mas com uma brecha para a saída do vapor. Em cerca de 20 minutos, a água terá secado.
  4. Desligue o fogo, tampe a panela por completo e deixe o calor agir por mais 5 ou 10 minutos.

Com isso, seu arroz integral, saudável e saboroso estará pronto para o consumo.

Como fazer arroz – o jeito fácil e infalível

Se você tem pressa, pouca habilidade na cozinha ou não gosta de usar óleo, esta receita de arroz é a ideal para você. Ela é extremamente simples e praticamente não está suscetível a erros. Vamos aos ingredientes, que são praticamente os mesmos da receita de arroz tradicional:

Como fazer arroz branco

Ingredientes para a receita de arroz rápido e infalível

02 xícaras de arroz branco;
06 xícaras de água fervendo;
meia cebola picada;
02 dentes de alho amassados ou bem picados;
meia colher de sola de sal.

Modo de preparo do arroz rápido e infalível

A grande diferença aqui, é que você não precisa se preocupar com a quantidade de água. Coloque bastante para que o arroz cozinhe e depois um escorredor de macarrão para secar. Veja como é simples no passo a passo abaixo;

  1. Coloque a água para ferver, já com o sal, a cebola e o alho.
  2. Quando estiver borbulhando, acrescente o arroz e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  3. Prove e, se já estiver macio o suficiente para o seu gosto, coe o excesso de água em um escorredor de macarrão. Se precisar, coloque mais água e deixe ferver por mais alguns minutos.

E desse jeito super simples você terá concluído a receita de arroz. Ela é mais saudável, prática – ideal para o dia a dia – e, ao contrário do que os mais tradicionalistas possam dizer, não fica nem um pouco ruim.

Como fazer arroz no micro-ondas

Se você tem um forno de micro-ondas em casa e quer utilizá-lo para fazer arroz – por ser rápido e fácil, aqui vai uma receita que poderá ser seguida. A grande questão do arroz de micro-ondas é a potência do aparelho. Muitos deles não são precisos neste quesito e acabam secando o arroz antes do cozimento. A dica é que você fique atento e, quando a água estiver evaporado quase que por completo, interrompa o procedimento, prove o arroz e decida por acrescentar mais água ou não. Se possível, procure informações no manual de instrução do forno.

Como fazer arroz no micro-ondas

Ingredientes para a receita de arroz de micro-ondas

02 xícaras de arroz branco;
06 xícaras de água fervendo;
meia cebola picada;
02 dentes de alho amassados ou bem picados;
meia colher de sola de sal.

Modo de preparo do arroz rápido de micro-ondas

Veja como fazer arroz no micro-ondas é extremamente fácil e rápido. Os ingredientes são os mesmos do “arroz infalível” e o modo de preparo também se assemelha bastante – apenas trocando o fogão comum pelo forno de micro-ondas.

  1. Misture todos os ingredientes para o preparo do arroz em um refratário.
  2. Tampe o recipiente, deixando uma brecha para o vapor, e leve-o ao forno de micro-ondas por cerca de 20 minutos.
  3. Experimente. Se estiver ao ponto, mais ainda molhado, utilize um coador para retirar o excesso de água. Se ainda estiver muito duro, cozinhe por mais alguns minutos. Em um terceiro caso, se o arroz estiver quase bom, retire no forno, tampe o refratário por completo e aguarde mais alguns minutos antes de servir.

Prontinho. Com isso você aprendeu mais uma receita de arroz. Além de utilizar o micro-ondas, que geralmente é acionado apenas para aquecer alimentos, para cozinhar algo de verdade. Se acabar o gás, você saberá como salvar a refeição!

. . .

Estas foram nossas quatro receitas de arroz. Se você tiver alguma outra maneira de preparar o alimento, ou outras dicas que possam ajudar no preparo, deixe seu comentário aqui embaixo:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *