Fogão a gás ou elétrico? Descubra qual a melhor opção para sua casa.

O fogão que você escolhe tem impacto direto no seu bolso. Por isso, vamos apontar abaixo os pontos positivos e negativos dos fogões a gás e elétrico. Fogão a gás ou elétrico? Descubra qual a melhor opção para sua casa. Vamos lá!

Fogão Elétrico

Um dos pontos positivos do fogão elétrico é que ele esquenta a comida com maior rapidez.

Quanto aos pontos negativos podemos citar o gasto com a conta de luz, os fogões elétricos necessitam de uma ligação diferenciada, mais potente, semelhante as de chuveiros elétricos.

Outro ponto negativo é que nele não se pode usar panelas de vidro ou cerâmica.

*Dica: Utilizar as que têm fundo plano e reforçado, como as de aço por exemplo.

E por último mas não menos importante, um ponto negativo é o preço, esse tipo de fogão é bem mais caro que o fogão a gás, em algumas lojas chegando a custar três vezes mais.

Como limpar o fogão elétrico

Faça com um pano úmido e livre de fiapos para que não corra os risco de ficar preso nos queimadores. Aquela sujeira “mais grossa” pode ser removida com ajuda de bicarbonato de sódio, e os queimadores devem ser removidos devidamente limpos com um pano umedecido com água e sabão.

Fogão a gás

Mais comum e disponível em vários modelos diferentes, não aumenta a conta de luz e usa um combustível de fonte renovável, porém o fogão a gás pode não ser tão econômico quanto pensamos. Isso porque, apesar de ser mais barato que o primeiro e não aumentar a conta de luz, precisa de gás para que funcione – e, dependendo da frequência com que for usado e da quantidade de pessoas que moram na casa, isso pode gerar gastos a mais. Além disso, também exige que todos tenham uma cautela maior com a segurança para que não ocorra nenhum tipo de vazamento do material inflamável com o qual é composto o gás, além de uma limpeza mais cuidadosa para que não fique enferrujado.

No entanto, não é à toa que ele é o mais tradicional entre os dois tipos: além de não impactar na conta de luz,  ele de forma geral é mais barato. Além disso pode ser usado com qualquer tipo de panela. 

Como limpar o fogão a gás

Para limpar o fogão a gás e e não correr o risco de danifica-lo, a dica é usar detergente neutro esfregando com uma bucha – porque elas causam um desgaste menor e diminuem as chances de deixarem marcas na superfície. Depois, para remover o produto e a umidade, use um pano macio que esteja limpo e seco. As partes desmontáveis, por sua vez, devem ser retiradas e colocadas de molho em água quente para que seja possível eliminar, de fato, todos os resíduos.

Espero que tenhamos te ajudado nesse decisão esclarecendo alguns pontos importantes.

Gostou da matéria: Fogão a gás ou elétrico? Descubra qual a melhor opção para sua casa. Então fique de olho nas nossas dicas para casa, clicando aqui.