Posso guardar um cartão magnético junto com o celular?

Para responder a pergunta “Posso guardar um cartão magnético junto com o celular?” , primeiro precisamos entender quais os tipos de cartão temos hoje a nossa disposição:

  • Tarja magnética: Hoje não são mais tão utilizados como antes, pois é uma versão mais antiga de bancos e lojas, mas você deve lembrar que esse tipo de cartão possui uma faixa escura em um dos lados. Quando passado em uma máquina, o sistema lê os dados gravados naquela tarja.
  • Com chip: Despensa muitas explicações, pois provavelmente você tem um ou vários na sua carteira. Ele possui um microchip onde ficam gravadas todas as informações.
  • Proximidade: Cada vez mais comum, basta aproximá-lo do terminal compatível para que o sistema faça a leitura e realize a ação desejada.

Pronto, agora sim vamos finalmente a resposta que você procura: Será que se deixar o cartão magnético em contato com o celular causa algum dano?

Dos 3 tipos de cartão que citamos acima para 1 corre o risco de ser danificado.

É o caso do cartão de tarja magnética. Ressaltamos que é muito difícil de acontecer, mas não impossível.

O que acontece é que os auto falantes dos celulares que geralmente são blindados, porém em alguns casos essa blindagem não é das melhores. Daí que pode acontecer que se você deixar o cartão junto ao celular o cartão pode ficar danificado e não funcionar mais.

Acontece isso porque a tarja é uma fita cheia de partículas magnetizadas e elas estão alinhadas, e se chegar um imã perto podem se desalinhar. Por isso o cartão pode deixar de funcionar por conta da desmagnetização dele.

Mas como colocamos no início desse artigo as chances são bem pequenas e principalmente no caso dos celulares que a força do imã dele é bem baixinha.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *