3-dicas-incríveis-para-melhorar-o-wi-fi-da-sua-casa

3 dicas incríveis para melhorar o wi-fi da sua casa

O wi-fi é uma grande invenção e solução, porém o que nos deixa chateado é se em algum cômodo ele não funcionar direito. Por isso, nesse artigo eu separei para você 3 dicas incríveis para melhorar o wi-fi da sua casa.

1- Instale o roteador no cômodo central da sua casa

3-dicas-incríveis-para-melhorar-o-wi-fi-da-sua-casa-roteador

O sinal de wi-fi se espalha pela sua casa de forma circular, em todas as direções. O roteador recebe o sinal da internet, por meio das linhas telefônicas ou redes de fibra ótica por exemplo e transforma esse sinal em ondas de rádio.

O ideal é que além de instalar o roteador no cômodo central, você também coloque ele o mais alto possível. Assim as ondas vai conseguir se espalhar melhor e chegar nos outros cômodos com a mesma força.

Uma outra dica é deixar o roteador o mais longe possível de alguns objetos que atrapalhem a propagação do wi-fi, como por exemplo: Os enfeites, áquarios e outros objetos, isso geralmente costuma comprometer a qualidade do sinal.

2- Utilize a frequência certa

3-dicas-incríveis-para-melhorar-o-wi-fi-da-sua-casa-frequencia

Outro coisa que pode resolver o problema do seu wi-fi é você aprender a usar a frequência certa. A maioria dos roteadores mais modernos têm da função Dual Band, ou seja, esses aparelhos transmitem o sinal do wi-fi tanto em 2,4 giga-hertz quando tem 5 giga-hertz.

Geralmente a frequência de 5 Giga hertz é muito rápida, além de possuir até 23 canais de transmissão. Então dificilmente outro aparelho que também utiliza ondas de rádio vai interferir na qualidade do sinal de wi-fi.

Mas a parte negativa é que essafrequência não é tão boa para atravessar as paredes e outros obstáculos.

Já a frequência de 2,4 giga-hertz consegue trafegar uma quantidade de dados bem menor, consequentemente isso reflete na velocidade da conexão da internet, porém essa frequência consegue cobrir distâncias maiores ou ambientes com mais obstáculos e divisões.

Os problemas da frequência de 2,4 giga-hertz são:

A quantidade limitada de possíveis canais, que significa que aparelhos comuns como: micro-ondas, câmeras de segurança, portões automáticos e telefone sem fio e principalmente outras redes próximas podem interferir na qualidade da conexão.

Por isso dê preferência para roteadores dual-band. porque com as duas frequências você consegue conectar mais dispositivos na sua rede sem perder a qualidade.

Fica atento(a) também se os dispositivos que você usa como: seu celular e a sua TV possuem também uma tecnologia wi-fi mais moderna que vai permitir uma navegação mais veloz e estável.

3- Experimente essa técnica

3-dicas-infaliveis-para-melhorar-o-wi-fi-da-sua-casa4

Até aqui você já tentou de tudo e nada deu certo, você ainda não consegue acessar o wi-fi naquele cômodo.

Mas calma, não entre em pânico! Para esse tipo de situação existe uma tecnologia de rede chamada Mesh, que tem se tornado cada vez mais acessível e presente nos lares.

Pra montar uma rede mesh você precisará de pelo menos dois roteadores que se comunicam e irão formar uma grande rede wi-fi unificada.

A grande diferença nesse tipo é que a distribuição das ondas não são feitas apenas do roteador principal mas por todos os roteadores da rede, assim é possível ter sinal de wi-fi por toda casa. O resultado disso será uma conexão muito mais estável em todos os pontos.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado afinalmente resolver o problema do sinal de wi-fi aí na sua casa. Você leu: 3 dicas incríveis para melhorar o wi-fi da sua casa.

Para ler mais artigos de tecnologia, clique aqui.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.