Como-tirar-seu-passaporte-passo-a-passo

Como tirar seu passaporte passo a passo

Um documento importantíssimo, principalmente se você for viajar para o exterior. Nesse artigo eu vou te mostrar como tirar seu passaporte passo a passo.

Passo 1 – Documentação

Como-tirar-seu-passaporte-passo-a-passo-2

A primeira coisa que você vai fazer é juntar os documentos necessários. Você vai precisar de um documento de identidade que pode ser: RG, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte antigo. E se teve alguma alteração no seu nome por causa do casamento ou qualquer outro motivo, separe também a certidão de nascimento ou de casamento.

O segundo documento que você precisa separar é o título de eleitor, com os comprovantes de que você votou na última eleição. Se houve dois turnos, então, dois comprovantes.

No caso dos homens, também devem separar a reservista.

Os naturalizados devem separar o certificado de naturalização.

E para quem vai renovar o passaporte é preciso separar o passaporte antigo.

Passo 2 – Solicitar o passaporte

Como-tirar-seu-passaporte-passo-a-passo-1

Depois de separar todos os documentos você deve solicitar o passaporte no site da P F do seu estado.

No site tem um formulário que deve ser preenchido com todos os seus dados pessoais.

Durante esse processo de preenchimento do formulário, você deve marcar qual vai ser o posto onde você quer ser atendido, então procure marcar no posto mais próximo de você.

Por fim, imprima o protocolo de solicitação do passaporte que é um documento que você vai precisar depois.

Depois de preencher o formulário vai ser gerado um boleto, pague esse boleto e guarde junto com os documentos que você já separou.

Depois de pagar esse boleto você vai voltar para o site e vai informar o número do seu processo de solicitação de passaporte e agendar o seu atendimento.

Uma dica que eu dou sempre é de fazer todo o processo com bastante antecedência, porque pode levar mais de um mês pra você conseguir uma data para ser atendido.

E se caso você tiver uma viagem marcada nesse período vai acabar ficando sem o passaporte.

Passo 3 – Grande Dia

No dia e hora marcados é só você comparecer a unidade levando todos os documentos, o comprovante de pagamento da taxa de emissão, o comprovante do agendamento e o comprovante da solicitação do passaporte.

Lá no atendimento eles vão tirar uma foto sua, colher as suas digitais e também conferir toda a sua documentação. No fim desse processo eles vão te entregar um protocolo de atendimento com uma data provável de entrega do seu passaporte, costuma ser entre seis e dez dias, mas não dá pra contar com esses prazos então, faça com bastante antecedência porque pode atrasar.

Com o número desse protocolo você vai poder entrar no site e acompanhar como está o processo do seu passaporte.

Por fim, quando estiver pronto é só voltar ao posto, apresentar um documento de identidade e retirar o seu passaporte.

O passaporte tem a validade de dez anos ou então de cinco anos para quem for menor de idade, se você ainda ficou com alguma dúvida, acesse o site da P F ou então entre em contato com o posto de atendimento mais próximo.

Você leu Como tirar seu passaporte passo a passo.

Para ler mais artigos de viagem, basta clicar aqui.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.