O wi-fi é uma grande invenção e solução, porém o que nos deixa chateado é se em algum cômodo ele não funcionar direito. Por isso, nesse artigo eu separei para você 3 dicas incríveis para melhorar o wi-fi da sua casa.
O sinal de wi-fi se espalha pela sua casa de forma circular, em todas as direções. O roteador recebe o sinal da internet, por meio das linhas telefônicas ou redes de fibra ótica por exemplo e transforma esse sinal em ondas de rádio.
O ideal é que além de instalar o roteador no cômodo central, você também coloque ele o mais alto possível. Assim as ondas vai conseguir se espalhar melhor e chegar nos outros cômodos com a mesma força.
Uma outra dica é deixar o roteador o mais longe possível de alguns objetos que atrapalhem a propagação do wi-fi, como por exemplo: Os enfeites, áquarios e outros objetos, isso geralmente costuma comprometer a qualidade do sinal.
Outro coisa que pode resolver o problema do seu wi-fi é você aprender a usar a frequência certa. A maioria dos roteadores mais modernos têm da função Dual Band, ou seja, esses aparelhos transmitem o sinal do wi-fi tanto em 2,4 giga-hertz quando tem 5 giga-hertz.
Geralmente a frequência de 5 Giga hertz é muito rápida, além de possuir até 23 canais de transmissão. Então dificilmente outro aparelho que também utiliza ondas de rádio vai interferir na qualidade do sinal de wi-fi.
Mas a parte negativa é que essafrequência não é tão boa para atravessar as paredes e outros obstáculos.
Já a frequência de 2,4 giga-hertz consegue trafegar uma quantidade de dados bem menor, consequentemente isso reflete na velocidade da conexão da internet, porém essa frequência consegue cobrir distâncias maiores ou ambientes com mais obstáculos e divisões.
Os problemas da frequência de 2,4 giga-hertz são:
A quantidade limitada de possíveis canais, que significa que aparelhos comuns como: micro-ondas, câmeras de segurança, portões automáticos e telefone sem fio e principalmente outras redes próximas podem interferir na qualidade da conexão.
Por isso dê preferência para roteadores dual-band. porque com as duas frequências você consegue conectar mais dispositivos na sua rede sem perder a qualidade.
Fica atento(a) também se os dispositivos que você usa como: seu celular e a sua TV possuem também uma tecnologia wi-fi mais moderna que vai permitir uma navegação mais veloz e estável.
Até aqui você já tentou de tudo e nada deu certo, você ainda não consegue acessar o wi-fi naquele cômodo.
Mas calma, não entre em pânico! Para esse tipo de situação existe uma tecnologia de rede chamada Mesh, que tem se tornado cada vez mais acessível e presente nos lares.
Pra montar uma rede mesh você precisará de pelo menos dois roteadores que se comunicam e irão formar uma grande rede wi-fi unificada.
A grande diferença nesse tipo é que a distribuição das ondas não são feitas apenas do roteador principal mas por todos os roteadores da rede, assim é possível ter sinal de wi-fi por toda casa. O resultado disso será uma conexão muito mais estável em todos os pontos.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado afinalmente resolver o problema do sinal de wi-fi aí na sua casa. Você leu: 3 dicas incríveis para melhorar o wi-fi da sua casa.
Para ler mais artigos de tecnologia, clique aqui.
Os saquinhos de chá, práticos e amplamente usados em todo o mundo, podem esconder um…
O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um direito garantido pela Constituição Federal…
O Artigo 142 da Constituição Federal do Brasil é um dos dispositivos mais comentados e…
Ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o primeiro passo para formalizar o…
No setor financeiro, o Banco Itaú se destaca como um dos maiores e mais inovadores…
A Raízen, uma das maiores empresas de energia renovável do Brasil e a principal produtora…
This website uses cookies.